10/7/2018

Autônomos: como comprovar renda para o MCMV

O primeiro passo para você conseguir um financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida é saber à qual das faixas de renda você pertence. E isso é determinado de acordo com a sua renda em conjunto com a do seu(a) parceiro(a).

A próxima etapa é comprovar essa renda. Uma das dúvidas mais frequentes sobre este processo é como os autônomos devem agir.

Para tirar todas suas dúvidas sobre este passo, vamos mostrar as opções e caminhos necessários para que não haja problema na hora de comprovar sua renda.

1- Os trabalhadores autônomos geralmente recebem pelo serviço prestado de diversas formas e, muitas vezes, o dinheiro nem chega a ter contato com o banco antes de ser utilizado. Isso é um erro!

Depositar seu dinheiro no banco é uma forma de comprovar que ele existe. Preferencialmente, concentre sua movimentação bancária em apenas uma conta e por no mínimo 6 meses. Com esse período fica mais fácil conseguir a aprovação do seu financiamento.

Não é necessário que a sua conta seja do mesmo banco onde o financiamento será feito, mas se a coincidência existir, você pode conseguir melhores taxas.

2- Outra forma de comprovação de renda é a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Nela estão todos os seus recebimentos e gastos.

3- Se você tem pressa para conseguir o financiamento e não tem suas contas tão organizadas no banco como deveria, uma opção pode ser emitir a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Ela tem sido aceita desde 2000, é feita por profissionais de contabilidade habilitados e precisa possuir o selo DHP (Declaração de Habilitação Profissional).

4- A última dica é: comprove seu trabalho! Todas as vezes que seus clientes pagarem por um de seus serviços, emita um comprovante. Para isso você pode utilizar o Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), gerado quando uma empresa contrata um autônomo, e também formalizar seu negócio por meio de um cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

Agora que você já sabe como um trabalhador autônomo deve comprovar renda para participar do programa Minha Casa Minha Vida, conheça os residenciais Winter Park e Centro Novo, empreendimentos da Elio Winter Incorporações que se encaixam no programa federal.

VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

13/11/2019

Casas prontas para morar ou construir? Saiba qual o melhor negócio

Entre os diferentes tipos de empreendimentos e terrenos, um será ideal para o seu perfil, confira!

LEIA MAIS
6/11/2019

Quanto custa morar em um condomínio fechado?

Sua próxima casa pode ser em um condomínio fechado, confira as condições facilitadas

LEIA MAIS
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200

0800 601 8750
(para as demais regiões)

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade