18/9/2018

Como negociar uma dívida do Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida, modalidade de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal, subsidia parte do valor do imóvel, possui juros mais baixos e parcelas que cabem no seu bolso. Para comprar um imóvel por meio do programa, é preciso estar por dentro de algumas regras.

Entretanto, é possível se perder nas parcelas naquele mês em que o orçamento fica mais apertado. Para que você não corra o risco de perder sua casa e não poder mais fazer esse financiamento, a Caixa disponibiliza algumas formas de renegociar a dívida.

  • Divida o valor atrasado

Você pode pedir para a Caixa redividir o valor das parcelas atrasadas, com juros e multas, para ser pago nas próximas parcelas. Entretanto, isso significa que o valor das próximas parcelas irá aumentar.

Neste tipo de negociação vale a pena pensar um pouco se esse valor mais alto não irá atrapalhar seu orçamento, fazendo com que você atrase as parcelas novamente. 

  • Pague à vista

Esta é a melhor opção para quem possui um dinheiro guardado ou recebeu um valor maior no mês. Ao pagar todas as parcelas atrasadas de uma só vez é possível renegociar o valor dos juros e das multas

  • Utilize o FGTS

Você pode utilizar o FGTS para quitar totalmente sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado por meio do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

Você pode solicitar a amortização a cada 24 meses, com a redução do número de parcelas, e também é possível reduzir o total de juros pagos. 

Agora, se você ainda não atrasou nenhuma parcela, mas, por causa de mudanças no orçamento, tem encontrado dificuldade para pagar a dívida mensal, também existem opções para não passar sufoco. 

  • Aumentar o prazo

O contrato do Minha Casa Minha Vida permite que você faça o financiamento para pagar até que você atinja 80 anos. Por isso, é possível pedir para aumentar o prazo e a quantidade de parcelas. Assim, o valor das parcelas será menor, adaptando-se ao seu orçamento.

  • Pausa no pagamento

Poucos sabem, mas é possível pedir a pausa de um mês no pagamento das parcelas do financiamento, dando um respiro no seu orçamento para você se programar para os próximos meses. Entretanto, isso só é possível para quem já tem pelo menos 11 prestações quitadas.

Mas isso não quer dizer que essa pausa de um mês aumentará um mês de prestação no seu financiamento. O valor desta parcela pausada será distribuído nas próximas parcelas que você tem a pagar.

Deixar de pagar as parcelas do seu financiamento pode causar a perda do seu imóvel. E lembre-se, é possível participar do programa Minha Casa Minha Vida apenas uma vez.

Se você ainda possui alguma dúvida, é só procurar algum dos corretores da Elio Winter Incorporações. No momento temos dois empreendimentos de casas prontas que podem ser financiados pelo Minha Casa Minha Vida.

Conheça mais sobre o Loteamento Winter Park e o Residencial Centro Novo.

VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

18/9/2018

Como negociar uma dívida do Minha Casa Minha Vida?

Para que você não corra o risco de perder sua casa e não poder mais fazer esse financiamento, a Caixa disponibiliza algumas formas de renegociar a dívida.

LEIA MAIS
11/9/2018

Por que preciso do habite-se antes de me mudar?

Sua casa ficou pronta e está na hora de fazer a mudança. Mas antes disso, a prefeitura precisa emitir o auto de conclusão de obra, ou seja, o habite-se.

LEIA MAIS
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200
0800 601 8750

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade