18/9/2018

Como negociar uma dívida do Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida, modalidade de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal, subsidia parte do valor do imóvel, possui juros mais baixos e parcelas que cabem no seu bolso. Para comprar um imóvel por meio do programa, é preciso estar por dentro de algumas regras.

Entretanto, é possível se perder nas parcelas naquele mês em que o orçamento fica mais apertado. Para que você não corra o risco de perder sua casa e não poder mais fazer esse financiamento, a Caixa disponibiliza algumas formas de renegociar a dívida.

  • Divida o valor atrasado

Você pode pedir para a Caixa redividir o valor das parcelas atrasadas, com juros e multas, para ser pago nas próximas parcelas. Entretanto, isso significa que o valor das próximas parcelas irá aumentar.

Neste tipo de negociação vale a pena pensar um pouco se esse valor mais alto não irá atrapalhar seu orçamento, fazendo com que você atrase as parcelas novamente. 

  • Pague à vista

Esta é a melhor opção para quem possui um dinheiro guardado ou recebeu um valor maior no mês. Ao pagar todas as parcelas atrasadas de uma só vez é possível renegociar o valor dos juros e das multas

  • Utilize o FGTS

Você pode utilizar o FGTS para quitar totalmente sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado por meio do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

Você pode solicitar a amortização a cada 24 meses, com a redução do número de parcelas, e também é possível reduzir o total de juros pagos. 

Agora, se você ainda não atrasou nenhuma parcela, mas, por causa de mudanças no orçamento, tem encontrado dificuldade para pagar a dívida mensal, também existem opções para não passar sufoco. 

  • Aumentar o prazo

O contrato do Minha Casa Minha Vida permite que você faça o financiamento para pagar até que você atinja 80 anos. Por isso, é possível pedir para aumentar o prazo e a quantidade de parcelas. Assim, o valor das parcelas será menor, adaptando-se ao seu orçamento.

  • Pausa no pagamento

Poucos sabem, mas é possível pedir a pausa de um mês no pagamento das parcelas do financiamento, dando um respiro no seu orçamento para você se programar para os próximos meses. Entretanto, isso só é possível para quem já tem pelo menos 11 prestações quitadas.

Mas isso não quer dizer que essa pausa de um mês aumentará um mês de prestação no seu financiamento. O valor desta parcela pausada será distribuído nas próximas parcelas que você tem a pagar.

Deixar de pagar as parcelas do seu financiamento pode causar a perda do seu imóvel. E lembre-se, é possível participar do programa Minha Casa Minha Vida apenas uma vez.

Se você ainda possui alguma dúvida, é só procurar algum dos corretores da Elio Winter Incorporações. No momento temos dois empreendimentos de casas prontas que podem ser financiados pelo Minha Casa Minha Vida.

Conheça mais sobre o Loteamento Winter Park e o Residencial Centro Novo.

VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

20/11/2018

10 dúvidas frequentes sobre o Minha Casa Minha Vida

Você tem dúvidas de como funciona o financiamento Minha Casa Minha Vida? Nós da Elio Winter Incorporações vamos te ajudar!

LEIA MAIS
6/11/2018

Preciso ter carteira assinada para participar do Minha Casa Minha Vida?

Todos os aspectos do financiamento Minha Casa Minha Vida serão resolvidos com base no valor arrecadado mensalmente por ele.

LEIA MAIS
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200
0800 601 8750

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade