19/6/2018

Copa do Mundo: como torcer sem ter problemas com os vizinhos

A Copa do Mundo é um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros. O momento promete muitas festas e reuniões entre os amigos, mas até que ponto as comemorações devem chegar para não atrapalhar a vizinhança?

Em 2018, a Copa acontece na Rússia, por isso a maioria dos jogos serão transmitidos no Brasil durante a manhã e à tarde. Entretanto, quem acha que a Lei do Silêncio só pode ser aplicada durante o período da noite está enganado.

Segundo a Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000, o ruído em áreas residenciais não pode ultrapassar 55 decibéis para o período diurno (das 7h às 20h) e 50 decibéis para o período noturno (das 20h às 7h).

Alguns estados brasileiros podem sofrer alterações mínimas de horários e ter exceções caso o dia seguinte seja um domingo ou feriado. Mas o que vale nessa situação é o bom senso.

É claro que ninguém irá medir os decibéis do barulho da sua torcida durante um jogo ou naquele churrasco com os amigos. Mas pense sempre no próximo: seu vizinho possui um bebê? Ele trabalha à noite e precisa descansar à tarde?

Evite bater em paredes, usar vuvuzelas, músicas em uma altura exorbitante, gritar a todo momento e, o mais importante, converse com seu vizinho. Fale sempre com respeito e entenda a posição de quem está o ano todo ao seu lado.

VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

13/11/2019

Casas prontas para morar ou construir? Saiba qual o melhor negócio

Entre os diferentes tipos de empreendimentos e terrenos, um será ideal para o seu perfil, confira!

LEIA MAIS
6/11/2019

Quanto custa morar em um condomínio fechado?

Sua próxima casa pode ser em um condomínio fechado, confira as condições facilitadas

LEIA MAIS
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200

0800 601 8750
(para as demais regiões)

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade