11/3/2020

Cultura de Longo Prazo

Atingimos 30 anos de empresa, motivo de orgulho e reflexão:

Por que tão poucas empresas chegam lá? 

Por que empresas consideradas sólidas não atingem essa longevidade?

Gosto de heurísticas, porque condensam sabedoria:

“Existem pilotos audaciosos e pilotos velhos, não existem pilotos velhos audaciosos”.

 

 Arriscar é a alma de uma empresa, mas existem riscos que não valem à pena: aqueles que podem quebrar uma empresa

 

Arriscamos tentando minimizar o quanto se pode perder, visando sempre a sobrevivência de longo prazo.

 

É esse motivo que faz as Startups correrem muitos riscos: não há nada a perder, arrisca-se ao máximo. Mas a taxa de sobrevivência delas é menos de 0,1%, quase nenhuma torna-se uma empresa viável. 

 

 “Quanto mais riscos as pessoas se dispõem a correr, mais cuidadosos temos que ser”.

 

 Na época 2009-2011, as construtoras captavam bilhões na bolsa e o mercado ficou eufórico. As apostas aumentaram e a sensação geral era de que não havia risco algum no mercado imobiliário.

 

É justo quando a sensação de risco diminui que o risco de verdade aumenta. Aprovam-se projetos deficitários, megalomanias e afins. E isso aumenta o risco. 

 

Naquele momento, mantivemos o pé no chão. Passamos ilesos pela crise que quebrou construtoras pelo país afora, várias das quais eram referência em seus mercados.

  

“Você não pode prever, mas pode se preparar”.

 

Risco é aquilo que você não vê, o que não se pode prever. É tolice acreditar ser possível prever todas as crises e dificuldades enfrentadas em um projeto, país ou setor.

 

É na bonança que se prepara para os tempos difíceis, como na fábula da cigarra e da formiga que leio para meu filho.

 

“Buscamos jogos de longo prazo para jogar com pessoas de longo prazo”.

 

 Nós amamos o que fazemos e queremos continuar pelos próximos 30 anos. 

 

Buscamos jogos de longo prazo, olhando a recompensa lá na frente. As maiores recompensas são construídas no longo prazo: reputação, credibilidade, confiança. Queremos jogar com pessoas que pensem como nós, para que todos caminhem na mesma direção.

 

O objetivo é sermos aqueles em quem os donos de áreas, parceiros, colaboradores e clientes podem confiar.

 

Não fazemos parcerias para ganhar do parceiro, mas para ganhar junto com o parceiro.

 

Essa é nossa cultura. 

E queremos continuar jogando.


“No final, ganha o jogo quem fica mais tempo no tabuleiro”.


Helio Henrique Winter


VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

No items found.
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200

0800 601 8750
(para as demais regiões)

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade