24/7/2018

Minha Casa Minha Vida oferece casas adaptadas para idosos

Com as melhores condições de vida, como mais acesso à saúde, a expectativa de vida tem aumentado cada vez mais e, consequentemente, a população idosa também.

Em pesquisa lançada em 2010, Porto Alegre foi considerada a capital com a maior proporção de idosos na população. Já em 2018, uma projeção feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) afirma que Curitiba terá mais idosos que crianças e adolescentes a partir de 2022.

A partir dessas informações e com o Dia dos Avós (26 de julho) se aproximando, é preciso pensar cada vez mais na adaptação das moradias para essa faixa etária.

Em empreendimentos Minha Casa Minha Vida é designado por lei que pelo menos 3% dos imóveis sejam adaptados para idosos e portadores de necessidades especiais.

Nos residenciais Winter Park e Centro Novo, em torno de 2 casas por quadra possuem especificidades como:

  • portas mais largas para que haja espaço na passagem de cadeiras de rodas, andadores, etc.
  • banheiros adaptados com barras de apoio
  • apenas um quarto, para garantir mais espaço para locomoção
  • rampas nas calçadas para a facilidade de acesso de cadeirantes
  • sinalizadores de campainhas para pessoas com deficiência auditiva
  • sinalizadores no chão para pessoas com deficiência visual
  • e outros

Para comprar um desses imóveis adaptados é simples, basta fazer a solicitação logo após a aprovação do financiamento. Qualquer comprador pode escolher um imóvel adaptado, entretanto, a preferência sempre é dada para os portadores de necessidades especiais e idosos.

No financiamento Minha Casa Minha Vida, toda a dívida precisa ser quitada no máximo até os 80 anos do comprador, por isso, o valor da entrada e das parcelas para idosos tende a ser um pouco mais alto.

Uma opção para fugir desse valor é que um filho, neto ou alguma outra pessoa de confiança assuma o financiamento. Ou seja, o financiamento será feito no nome e CPF dessa pessoa, respeitando todas as regras do Minha Casa Minha Vida, e a entrega também será feita a ela, mas quem irá morar no imóvel é o idoso.

Após a quitação da dívida, a casa pode ser doada pelo comprador para o idoso. Mas vale lembrar que isso tudo, além da forma de pagamento das parcelas, será acordado e de responsabilidade apenas entre as duas partes.

VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

22/2/2019

Passo a passo para você construir a casa dos sonhos

Você deseja construir a casa dos sonhos, mas não sabe por onde começar? A gente entende!

LEIA MAIS
15/2/2019

Posso usar o FGTS para comprar um terreno?

Confira as exigências para o uso do FGTS

LEIA MAIS
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200
0800 601 8750

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade