29/1/2020

Quais os seguros obrigatórios no financiamento imobiliário?

Você sabia que existem dois tipos de seguros obrigatórios em financiamentos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), inclusive em casas do Minha Casa Minha Vida? Obrigatório em todas as instituições financeiras, o seguro de financiamento imobiliário fica embutido no valor das prestações e serve para proteger você e sua família de futuros contratempos que podem vir a acontecer no seu novo imóvel.

Para saber quais são, o que cobre e como contratar os seguros obrigatórios no financiamento, continue lendo.

MIP - Morte e Invalidez Permanente

Um dos seguros obrigatórios no financiamento imobiliário é por Morte e Invalidez Permanente (MIP), que deverá ser acionado em caso de invalidez ou falecimento de um dos titulares do financiamento, ainda que o financiamento seja feito por composição de renda.

A cobertura de MIP protege o titular do financiamento e também os integrantes da renda familiar, quando o financiamento do imóvel foi concedido prevendo essa hipótese. Além disso, as parcelas do financiamento são integralmente quitadas.

DFI - Danos Físicos do Imóvel 

O outro seguro obrigatório no financiamento cobre Danos Físicos do Imóvel (DFI), que atende prejuízos como vendaval, incêndio, destelhamento, inundação, ameaça de desmoronamento, entre outras situações. Por mais que você não esteja esperando, esses tipos de danos podem acontecer, infelizmente. Mas, com o seguro do financiamento imobiliário, em vez dessas despesas serem pagas por você, serão quitadas pelo seguro contratado.

Nesse caso, a indenização será de acordo com o valor do dano, para que o imóvel seja recuperado às condições que apresentava antes do sinistro.

Por que preciso do seguro habitacional?

Os seguros obrigatórios em financiamentos são necessários para deixar tanto o proprietário do financiamento quanto o banco responsável assegurados. Afinal, despesas inesperadas, infelizmente, podem acontecer e comprometer o pagamento das parcelas do financiamento, resultando em mais juros e até atrasos. Então, com o seguro habitacional, você garante a segurança de viver tranquilo no seu novo imóvel.

Como contratar o seguro habitacional?

O seguro imobiliário é contratado junto com a compra de um imóvel por meio do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), inclusive em casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Na Elio Winter, os seguros obrigatórios já são inclusos no contrato de compra da sua casa.

A instituição financeira responsável deve exigir que o mutuário contrate, no mínimo, os seguros citados acima, que são os obrigatórios no financiamento imobiliário.

O seguro habitacional tem carência?

A carência do seguro de financiamento só se aplica para casos de morte por suicídio e, em caso de morte ou invalidez permanente, poderá ter uma carência limitada a 12 meses, em casos que é preciso alterar o contrato para composição de renda.

Então, se você está passando por algum caso parecido com os mencionados acima, MIP e DFI, a instituição financeira responsável deve ser informada e a seguradora acionada. Se o seu seguro é com a Caixa, entre em contato com a Central de Assistência pelo 0800 722 2492, opção 3. O atendimento está disponível das 08h às 21h, de segunda a sexta. Se ficar com alguma dúvida, entre em contato com a Elio Winter.


VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

No items found.
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200

0800 601 8750
(para as demais regiões)

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade