12/12/2019

Vai comprar sua casa própria? Saiba mais sobre financiamento por IPCA

Feita com base na inflação, essa linha de financiamento pode diminuir o valor de entrada do financiamento 

Está pensando em comprar a casa própria e tem pesquisado qual a melhor alternativa para financiar o seu imóvel? Então você precisa entender um pouco mais sobre uma das mais recentes modalidades de financiamentos da Caixa Econômica Federal: o financiamento com base na inflação.

Mas como funciona? Para saber se o financiamento por IPCA é um bom negócio para a sua realidade, continue lendo!

O que é IPCA?

A sigla IPCA vem de Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é o principal termômetro da inflação no país. Medido pelo IBGE e corrigido pela inflação acumulada atual, o IPCA está diretamente ligado a todas as variáveis da economia brasileira. 

Por isso, é o IPCA que vai indicar as taxas de juros do seu financiamento.

Como é calculado? 

É por meio das prestadoras de serviços, estabelecimentos comerciais, serviços públicos e aluguéis de domicílios que é feito o cálculo do IPCA, sempre mensurado do primeiro ao último dia do mês. O principal objetivo dessa avaliação é monitorar a variação nos preços de mercado passados para o consumidor final.

Vantagem do IPCA

O financiamento da casa própria por IPCA é considerado um dos mais acessíveis entre todos os tipos de financiamentos imobiliários existentes no mercado. Isso porque permite ampla compatibilidade de renda e parcelas que cabem no bolso, sem afetar o seu planejamento financeiro.

Além de uma mensalidade mais acessível que a normal, no financiamento por meio do IPCA também é possível fazer uso do FGTS para liquidar parte das parcelas.

A taxa de juros também é menor, varia de 2,95% a 4,95%, e as parcelas são reajustadas conforme o IPCA. 

Desvantagem do IPCA

A fragilidade da inflação brasileira é a principal desvantagem  do financiamento por IPCA. Pois, pensando em um financiamento a longo prazo,  a inflação pode fugir do controle e, consequentemente, aumentar o valor das parcelas do financiamento. 

Assim como a energia elétrica, os alimentos e o combustível aumentam de preço de acordo com a inflação, o valor do seu financiamento também pode aumentar.

Por isso, ainda que a inflação esteja sob controle, é preciso estar preparado para algumas mudanças que podem ocorrer no meio do percurso e alterar o índice de juros do seu financiamento.

Como fazer um financiamento pelo IPCA?

Ficou interessado e quer saber como comprar a casa própria com financiamento por IPCA, entre em contato com a nossa equipe e FAÇA UMA SIMULAÇÃO

Já se você avaliou e viu que o financiamento por IPCA não é para você, conheça mais sobre outros tipos de financiamentos imobiliários que podem te ajudar a conquistar a casa própria. Entre com contato com a Elio Winter, vamos analisar de perto o seu caso e te ajudar a realizar o tão almejado sonho da casa própria. Conte com a gente!


VER TODAS AS POSTAGENS »

POSTS RELACIONADOS

No items found.
Elio Winter Incorporações

R. Brigadeiro Franco, 334
Mercês, Curitiba - PR
CEP: 80430-210

(41) 3352-5200

0800 601 8750
(para as demais regiões)

Elio Winter Incorporações. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Cupola. • Política de Privacidade