(41) 3352-5200 | 0800 6018750

Imóveis

Institucional

(41) 3352-5200

0800 601 8750 (para as demais regiões)

Blog da Elio Winter

O que verificar antes de comprar um imóvel novo

Comprar um imóvel novo exige planejamento, organização e muita pesquisa. Você quer fechar negócio, mas está na dúvida se está fazendo um bom investimento? Descubra neste post tudo o que você precisa saber para escolher a melhor opção!

 

Pesquise sobre a localização

Um dos principais fatores que influenciam na escolha de um imóvel é a sua localização. Seja apartamento ou casa, ao optar por um bairro, é preciso atentar-se às suas principais características, como:

  • Segurança;

  • Estrutura dos prédios da vizinhança;

  • Pontos de acesso ao transporte público;

  • Pontos comerciais;

  • Movimentação da rua;

  • Iluminação pública do bairro;

  • Espaços de lazer;

  • Valorização do imóvel ao longo do tempo;

  • Custo de vida no local.

É de grande importância lembrar que a adquirir um imóvel é um investimento a longo prazo que deve ser pensado desde a escolha do tipo de residência a ser comprada até a qualidade de vida durante a habitação.

Cada bairro possui suas próprias vantagens e desvantagens, sendo necessário considerar todos os aspectos para a decisão final da compra. Quanto maior a segurança e melhor a infraestrutura da região, maiores serão os gastos com o imóvel.

Além disso, apartamentos podem gerar um custo adicional devido ao condomínio. Isso deve ser considerado principalmente se o proprietário deseja alugar a propriedade, já que as taxas do edifício serão cobradas enquanto não houver um inquilino que seja responsável por esses custos.

 

Conheça os tipos de financiamento

Uma vez que o tipo de imóvel e sua localização foi escolhida, o próximo passo é analisar os tipos de financiamento imobiliário disponíveis e optar pelo que se encaixa melhor no seu perfil.

SFH

O SFH (Sistema Financeiro de Habitação), que baseia-se na Caixa como mediadora, pode ser utilizado para financiar imóveis residenciais de até R$ 1,5 milhão, com juros de até 12% ao ano. Os fundos são provenientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É amplamente utilizado devido aos benefícios que oferece, como:

  • Valor menor das taxas de juros;

  • Possibilidade de uso do FGTS para compensar prestações e dívidas;

  • Até 35 anos de financiamento.

Contudo, para que seja possível utilizar esse sistema, é preciso uma análise financeira do comprador, além de comprovação de renda para aquisição do imóvel. É dentro do SFH que estão os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela.

Como usar o FGTS para comprar o imóvel

Usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser um dos melhores caminhos para te ajudar a quitar o financiamento. Entretanto, é necessário lembrar que entre os requisitos principais estão:

  • Não possuir outros financiamentos em vigor;

  • Não possuir propriedade ou trabalhar próximo ao  local do novo imóvel;

  • Ter registro na CLT (carteira profissional) por no mínimo 3 anos;

  • Utilizar o FGTS parcialmente ou totalmente para quitar o valor devido, seja durante a compra, amortização ou abatimento do saldo faltante.

Entre os documentos necessários para utilizar o FGTS no financiamento estão a carteira de trabalho, extrato das contas dos últimos 2 anos e declaração de primeira compra. 

Saiba mais em: Como posso usar meu FGTS?

SFI

O SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) é usado principalmente para quem quer financiar qualquer tipo de imóvel ou imóveis residenciais acima de R$ 1,5 milhão, não inclusos no SFH.

Nesse tipo de financiamento imobiliário não há um limite de renda comprometida. Ou seja, você pode pagar parcelas mais altas e quitar o financiamento em menos tempo. A taxa de juros máxima é de 12% ao ano e o fundo é proveniente do Mercado de Capitais.

Contudo, ao contrário dos outros tipos de financiamento, nesse tipo de recurso não há as mesmas facilidades de parcelamento ou negociação. Por essa razão, é necessário analisar com cautela todos os requisitos e condições antes de optar pelo SFI.

Conheça também a linha de financiamento por IPCA em:  Vai comprar sua casa própria? Saiba mais sobre financiamento por IPCA

Você sabia que também é possível realizar o financiamento direto com a construtora? Descubra sobre o assunto em:

Saiba como fazer o financiamento direto com a construtora

 

 

Veja quais são os documentos necessários para compra de um imóvel

Você já escolheu o financiamento e deseja dar entrada da documentação para começar o processo de compra do imóvel, mas não sabe o que é preciso? Confira os principais documentos necessários:

  • RG e CPF;

  • Certidão de nascimento ou casamento (necessário documento dos cônjuges também);

  • Comprovante de renda atualizado;

  • Certidões negativas (ações cíveis, executivos fiscais, protestos de títulos, entre outros);

  • Endereço fixo.

 

Conheça a construtora responsável pelo empreendimento

Um dos principais cuidados que devem ser tomados ao realizar a negociação de um imóvel é conhecer todas as partes do processo, inclusive a construtora responsável pelo empreendimento. 

Por esse motivo, pesquise sobre a sua reputação, tempo de atuação no ramo imobiliário, além da transparência e qualidade de atendimento. A Elio Winter é um grande exemplo de credibilidade, atuando como incorporadora e construtora em Curitiba, Porto Alegre e região. Consulte nossas opções disponíveis para a aquisição do imóvel ideal para você? 

 

Taxa SELIC 2%: melhor momento para comprar imóvel

Com o surgimento da pandemia, vários setores foram impactados, entre eles o mercado imobiliário. Você sabia que agora é o melhor momento para investir em um imóvel? Isso ocorre pois a taxa SELIC, referência para os juros em geral da economia, está com a menor taxa histórica, a de 2%.

Ou seja, com a atual taxa, todos que querem realizar financiamentos ou empréstimos (por exemplo) encontrarão menos restrições para comprar um imóvel.

Conheça mais sobre o assunto em: Taxa SELIC em 2%: porque aproveitar e comprar um imóvel?

Invista em um empreendimento que gerará resultados a longo prazo! Adquira o seu imóvel com a Elio Winter com as melhores condições do mercado e a segurança de uma negociação confiável. Entre em contato com a gente!