(41) 3352-5200 | 0800 6018750

Imóveis

Institucional

(41) 3352-5200

0800 601 8750 (para as demais regiões)

Blog da Elio Winter

Investir em terreno vale a pena?

Quem possui um dinheirinho guardado sempre pensa em uma forma de multiplicá-lo, é aí que entram as diversas formas de investimentos. 

Se você não gosta muito de ações e prefere investir seu dinheiro para aumentar seu patrimônio, comprar um terreno pode ser uma excelente opção.

Mas a primeira dúvida quando se fala neste tipo de investimento diz respeito à situação do mercado imobiliário no Brasil. Em uma breve análise, observamos que este setor tem possibilidade de crescimento no próximo ano.

Vamos lá! Já se observou o início de uma retomada do mercado imobiliário nos últimos meses de 2018, em 2019, de acordo com as perspectivas de especialistas, espera-se que a inflação se estabilize no patamar de 3% a 4% e que o PIB (Produto Interno Bruto) aumente, tudo isso em conjunto com as de baixas taxas de juro (em torno de 8%). 

Outras dúvidas que surgem sobre o assunto são relacionadas a qual investimento imobiliário é mais rentável, comprar um terreno ou um imóvel pronto? Para a resposta desta dúvida, nós temos alguns aspectos que você deve levar em consideração:

 

Valorização

Um terreno pode aumentar até 10% o valor com o tempo sem que você precise investir nele, além da limpeza do local. A valorização de um terreno se dá principalmente por alguns motivos:

  • Mudanças no mercado

  • Investimentos públicos e privados no espaço do entorno do terreno

  • Alterações na oferta e demanda pelos terrenos. 

Mas se você não quer depender da valorização do entorno, é possível investir no próprio terreno, construindo, reformando ou até mesmo melhorando a fundação.

 

Pedir de volta

Se você decidir construir um imóvel em seu terreno, você não precisa necessariamente morar lá. É possível construir essa casa para alugar e utilizar a renda do aluguel para pagar outras despesas.

E ainda, o proprietário do imóvel tem o direito de pedi-lo de volta e negar a renovação do contrato caso ele precise do imóvel por qualquer razão. É necessário apenas que isso siga as regras do contrato feito com o locatário, que geralmente pede que este aviso seja feito com antecedência para que ninguém seja lesado.

 

Tempo para pagar

Agora se o seu objetivo é construir para morar, a vantagem do terreno é, além de construir a casa do jeito que você sempre sonhou, fazer a construção aos poucos e com juros menores.

 

Bem mais em conta do que imóveis

Os terrenos geralmente são mais baratos que as casas, por isso, se você já tem um dinheiro guardado para investimento, mas ele não é o suficiente para comprar um imóvel, você pode valorizá-lo já a partir da compra de um terreno. 


Gostou da nossa dica de investimento? Se você procura um terreno para multiplicar seu terreno fale com nosso corretores e conheça os Residenciais Acqua Park, em Araucária.