(41) 3352-5200 | 0800 6018750

Imóveis

Institucional

(41) 3352-5200

0800 601 8750 (para as demais regiões)

Blog da Elio Winter

Veja como guardar dinheiro para comprar um imóvel

Se você está se perguntando como realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel, se você não consegue guardar dinheiro para comprar um imóvel, esse post vai te ajudar.

Para tirar esse sonho do papel e investir no seu patrimônio é necessário planejamento e disciplina. Descubra neste post algumas dicas de como controlar gastos e guardar dinheiro para comprar um imóvel. Confira!

 

Dicas: como economizar dinheiro para comprar imóvel

Um dos primeiros passos, antes mesmo de economizar o dinheiro, é ter bem definido o valor necessário a ser poupado. É importante pensar no valor da entrada, nas taxas de documentação e nas parcelas, uma vez que financiamentos imobiliários podem ser responsáveis por até 90% do valor do imóvel.

Com a meta financeira definida, é possível calcular o tempo que será preciso para juntar todo o valor, com base na quantia mensal que você pode separar para sua casa própria e, assim, quando será o seu melhor momento para comprar o imóvel.

Como fazer um planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é exatamente o plano de ação que será usado para colocar em prática as metas estipuladas. 

Para elaborar um bom plano, te trazemos alguns pontos de atenção que vão te ajudar a pensar como controlar gastos e poupar dinheiro, como:

  • Registrar em uma planilha todo o fluxo financeiro que entra ou sai;

  • Definir gastos fixos e pontuais;

  • Definir o valor mínimo a ser economizado mensalmente;

  • Definir em quais gastos fixos é possível reduzir os custos;

  • Estabelecer um valor específico somente para imprevistos (como saúde ou alimentação);

  • Em casos de pessoas com cônjuges que farão parte da compra, também é preciso fazer o seu planejamento (de preferência seguindo uma organização financeira parecida).

Seja em planilhas online ou em cadernos, manter um registro constante de todas as transações realizadas ao longo do mês é o melhor caminho para adquirir consciência e se preparar em médio ou longo prazo para a quitação do valor de entrada da casa própria. 

Fazer um planejamento financeiro

Embora fazer um planejamento financeiro pareça algo simples, o maior obstáculo para quem decide realizá-lo é manter uma rotina de preenchimento de informações e controle de gastos.

Para todos aqueles que desejam adquirir um imóvel, é preciso entender a importância de evitar gastos desnecessários. Refletir sobre o objetivo que deseja-se alcançar com a mudança nos hábitos de consumo é o primeiro passo para garantir que o planejamento será seguido à risca.

Definir prioridades

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre quais são suas prioridades, já que cada pessoa possui seus próprios gastos e rotina. Mas algumas dicas podem ajudar:

  • defina quais são os gastos inevitáveis;

  • a partir dos gastos fixos, analise quais deles podem ser alterados ao longo do tempo;

  • defina quais são os gastos que podem ser evitados;

  • defina um orçamento dedicado aos imprevistos;

  • em casos de famílias, estabeleça as prioridades de cada membro e como os gastos de cada um podem afetar as suas prioridades;

  • converse com a família sobre despesas para chegar a um consenso sobre as prioridades gerais.

Controlar gastos

Principalmente pessoas sem uma consciência financeira podem acreditar ser difícil o controle de gastos. Porém, o caminho para economizar é se planejar e manter um objetivo em mente a cada oportunidade de gastar. Uma autoanálise sobre quais são suas metas em longo prazo e uma organização dos passos para alcançá-los faz parte do processo de controle. 

Nem sempre é possível prever uma situação em que é preciso sair do planejamento, mas sempre tentar buscar mantê-lo é o que mais importa.

Mudar hábitos

A mudança de hábitos, independente do que deseja-se alterar, deve ser realizada gradativamente e com paciência. É preciso saber que grandes transformações precisam de tempo e persistência, principalmente em casos onde o estilo de vida se transforma completamente.

Comece uma mudança de cada vez e estipule metas diárias. Realize análises periódicas e tente sempre encontrar pontos de melhora.

Fazer aplicações financeiras

Antes de adquirir um imóvel, é possível render o valor mensal que está sendo poupado, por exemplo, para a entrada, acelerando o processo. Estamos falando em investir esse dinheiro em aplicações financeiras. 

Mas cuidado, antes de sair investindo esse dinheiro e acabar perdendo o que você já conquistou, tendo que voltar na etapa inicial, sugerimos que procure um profissional e uma empresa de confiança para garantir que toda a aplicação seja realizada com transparência e consistência. Isso porque, para o processo de aplicação, é necessário abrir uma conta em uma corretora.

 

Vantagens do investimento em imóvel

Adquirir um imóvel exige uma grande mudança na relação com o dinheiro, já que só é possível poupar com um planejamento adequado seguido à risca. Contudo, sem dúvidas esse é um tipo de investimento que vale a pena:

é a garantia da valorização do seu patrimônio. 

O investimento imobiliário é o mais seguro do mercado pois, além da própria valorização do imóvel, pode gerar rendimentos futuros com locação, traz segurança, economia (menos gastos com aluguel, por exemplo) e possibilita que as próximas gerações também usufruam desse investimento.

 

Conte com a Elio Winter

Só na Elio Winter Incorporações você encontra tudo o que precisa para adquirir o seu primeiro imóvel com segurança e transparência. Temos diversos tipos de imóveis, como apartamentos, casas e casas em condomínio fechado na região de Curitiba e Porto Alegre. Contamos com uma equipe experiente e altamente qualificada para oferecer atendimento personalizado.

Conheça nossos serviços e descubra como podemos ajudar você a realizar o sonho da casa própria!

Fale agora ...